segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

O que é ser cristão?

Se pararmos pra ver, muitas pessoas se dizem cristãs, que crêem em Jesus Cristo! Mas na verdade o que é ser cristão? Ser cristão é só dizer que possui uma religião?  Como você sabe que sua religião é a verdadeira? Como você sabe que é salvo?
Ser cristão é viver o evangelho de Jesus Cristo. A nossa vida deve ser guiada pela palavra de Deus, não somente ouvir a palavra e sim vive-la. 






“Então Barnabé foi a Tarso procurar Saulo e, quando o encontrou, levou-o para Antioquia. Assim, durante um ano inteiro Barnabé e Saulo se reuniram com a igreja e ensinaram a muitos. Em Antioquia, os discípulos foram pela primeira vez chamados cristãos.” Atos 11.25-26


Porque os discípulos foram denominados cristãos? Porque mostravam características de cristo. Eles não se auto denominaram cristãos, mas foram chamados assim, porque viviam como jesus, tinham características que Cristo.
Ser cristão não é seguir uma religião, ou ser simpatizante de Jesus, mas sim ser igual a Cristo.



O verdadeiro evangelho não massageia o ego do homem e sim o confronta. 


Por isso, rejeitando toda a imundícia e superfluidade de malícia, recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar as vossas almas (
Tiago 1; 21)



Aqueles irmãos estavam achando a mensagem de Tiago um tanto dura, ou pesada de mais. Jesus certa feita estava ensinando e alguns discípulos saíram da presença de Jesus, pois não estavam agüentando a mensagem do evangelho (Jo 6.60-68). Tiago tinha uma característica de ensino muito parecido com a de Jesus. Porém Tiago ao perceber a rejeição daqueles irmãos, ele não massageia, mas exorta-os dizendo: - “...Rejeitem toda imundícia e acumulo de malicias...”.  Essas são características mundanas, o que mostra que a palavra que agradava aqueles irmãos, era uma mensagem mundanizada. Mensagem que massageavam-lhes o ego, que não tocassem em suas feridas, que não os confrontavam em seus pecados. Porém Tiago está chamando a receber a verdadeira mensagem do Evangelho com “mansidão”! Essa é uma característica que Jesus descreve em (Mt 5-5), como sendo pertencentes somente aos salvos. Em outras palavras Tiago está dizendo: - Se vocês são salvos de verdade então não rejeite a mensagem do evangelho com sentimentos mundanos, mas a recebam com mansidão.
A primeira característica do Cristão autentico, é que ele recebe a palavra de Deus com mansidão, mesmo que ela a confronte, mesmo que doa. Ele sempre está pronto para recebê-la com mansidão e colocá-la em prática.



"E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos" (Tiago 1; 22)


Tiago está chamando aqueles irmãos a cumprirem a Palavra de Deus, dizendo que não adianta estar na igreja todos os dias ouvindo a palavra, se não a cumprir esse esforço se torna vão. Mais uma vez Tiago nos mostra como aqueles irmãos estavam familiarizados com pregações mundanas, com falsos discursos. Aqueles irmãos estavam se enganando com discursos (Tiago nem ao mesmo chama de pregação, mostrando sua total aversão a esses falsos ensinamentos), que não levavam a pratica da vida cristã. 


"Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural; Porque se contempla a si mesmo, e vai-se, e logo se esquece de como era” (Tiago 1; 23-24)



Tiago agora começa a descrever as características dos que são salvos em Cristo e os que se enganam com um falso cristianismo. Tiago os compara como alguém que se olha no espelho. Mas, o que isso significa? Significa que os verdadeiros cristãos usam a Palavra de Deus como um espelho para se fazer um auto-exame. Assim como o espelho serve para que possamos ver nossa imperfeições ou o que precisamos fazer (pentear o cabelo ou fazer a barba), a Palavra de Deus serve para vermos o que precisamos fazer, e qual nossa situação diante da mesma. Os salvos olham para si, pela ótica ou reflexo da Palavra. O verdadeiro cristão sabe qual é seu estado diante de Deus, porque olha para o espelho de Deus que é a Sua Palavra. Porém aqueles que não foram transformados pelo evangelho e pelo Espírito Regenerador de Deus [Jo 16.7-11], até olham para o espelho, (palavra)  porém logo se esquece de seus semblante (estado). Isso acontece pois a Palavra de Deus não penetrou em seu coração. [Assim como vemos na parábola do semeador Mt 13. 1-23].A segunda característica notável de um verdadeiro cristão, é que ele usa a Palavra de Deus como espelho para conduta de sua vida.



"Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecidiço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito" (Tiago 1; 25)


Tiago resume o ensinamento de Jesus no Sermão do Monte, dizendo que o verdadeiro bem aventurado é aquele que atenta para lei perfeita de Deus, e não somente ouve, mas pratica a Palavra de Deus.


"Se alguém entre vós cuida ser religioso, e não refreia a sua língua, antes engana o seu coração, a religião desse é vã" (Tiago 1; 26)


Tiago está falando do autodomínio [Gl 5.22]. E aqui Tiago está chegando ao final de seu ensinamento sobre o verdadeiro cristão e a verdadeira religião. Tiago diz: - Se você diz que é cristão você deve amar seu irmão, e não maldizê-lo, ou feri-lo com palavras torpes [Tg 3.1-12].


"A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo" (Tiago 1; 27)


Tiago agora fala de uma religião pura e imaculada. Hoje vemos muitas pessoas dizendo que temos que acabar com a religiosidade, ou que não podemos ser religiosos, porém Tiago está dizendo que existe uma religião que é pura e imaculada. O que Tiago está combatendo é a hipocrisia, é ser religioso somente de palavras. Mas Tiago garante que existe uma religião verdadeira. Quando Tiago atribui o visitar órfãos e viúvas em suas tribulações, ele não está dizendo que para sermos salvos temos que fazer boas obras. Mas ele está ensinando dentro de todo um contexto que a verdadeira religião, está na ação, ou na pratica do evangelho e não somente no dizer. Tiago está dizendo: Se você é salvo, então deve ter boas obras. A verdadeira religião que Tiago está dizendo é aquele que faz obras, não para ser salvo e si porque já é salvo. Tiago está falando da pratica do amor ao próximo. Não adianta dizer: Eu amo o próximo. Você precisa aplicar isso na pratica. Outra característica do verdadeiro cristão é fugir da corrupção do mundo. [I Jo 2.12-17]. Aqueles irmãos estavam totalmente envolvidos e embaraçados com o mundo e as praticas mundanas. Mas Tiago diz que a verdadeira religião é guardar-se da corrupção do mundo.


Como ser igual a Cristo?


“Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dará muito fruto”.João 15.5


Dar frutos, esse é o primeiro ponto. Você já viu uma mangueira dar laranja? Isso é exatamente o que Jesus quis dizer. Os frutos de um cristão deve ser de acordo com a vida de Cristo. Como podemos ser chamados de cristãos se não agimos como cristãos? Um seguidor imita o seguido.


“Jesus dizia a todos: Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me”.(Lucas 9-23)


Tome diariamente a sua cruz. Seguir a Jesus exige abnegação, dedicação total e obediência espontânea.Tomar a cruz é se anular por Cristo. Ser cristão é esvaziar sua própria vida por amor de Cristo.E esvaziar sua própria vida gera frutos, então ser cristão é ser diferente do mundo, como Cristo assim o foi.


“Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei. Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos. Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito”.Galatas 5.22-25


O Espírito Santo que habita no cristão produz virtudes cristãs na vida dele. Precisamos entender ser cristão é mais do que ter uma religião ou ser simpatizante de Cristo.  Ser cristão é imitar Jesus e manifestar os dons do espírito. 


Para terminar eu deixo uma pergunta. Você é um verdadeiro Cristão?



Que Deus possa nos ajudar a não se corromper, que sejamos  verdadeiros imitadores de Jesus Cristo, viver o verdadeiro evangelho, para honra e Glória de Deus. Amém. 

Postado por : Thainá Nunes 

Nenhum comentário:

Postar um comentário