quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Para sermos salvos, primeiro devemos reconhecer que somos pecadores


aE continuou: —Vocês abandonam o mandamento de Deus e obedecem a ensinamentos humanos. E Jesus terminou, dizendo: —Vocês arranjam sempre um jeito de pôr de lado o mandamento de Deus, para seguir os seus próprios ensinamentos. (Marcos 7: 8-9)
Ele continuou: —O que sai da pessoa é o que a faz ficar impura.Porque é de dentro, do coração, que vêm os maus pensamentos, a imoralidade sexual, os roubos, os crimes de morte, os adultérios, a avareza, as maldades, as mentiras, as imoralidades, a inveja, a calúnia, o orgulho e o falar e agir sem pensar nas conseqüências. Tudo isso vem de dentro e faz com que as pessoas fiquem impuras. (Marcos 7:20-23)

Antes de mais nada, gostaria de definir o que é o pecado. Há pecados definidos por Deus e há também pecados definidos pelos homens. A palavra ‘pecado’ em grego significa ‘perder o alvo,’ isto é, “não entender corretamente.” É pecado não obedecermos corretamente as ordens de Deus.






O que é o pecado?




  É desobedecer as ordens de Deus.


Avaliamos os pecados de acordo com a nossa consciência. Isto é, não como uma ofensa contra os Mandamentos de Deus, mas julgamos de acordo com o nosso conhecimento, o coração e a consciência – o pecado é julgado por cada pessoa individualmente. Por isso, uma mesma ação pode ser ou não considerada pecado, dependendo do critério de cada pessoa. Esta é a razão pela qual Deus nos deu 613 artigos da Lei para serem usados como padrão no julgamento. O diagrama abaixo ilustra os pecados do homem.
 





Lei de Deus
A consciência do homem
Normas sociais, moralidade.
Leis nacionais, leis civis


Sendo assim, nunca devemos estabelecer nosso critério de acordo com nossa consciência. O pecado da nossa consciência não está de acordo com o que Deus definiu como pecado. Portanto, não devemos escutar nossa consciência, pelo contrário, devemos agir com base nos Mandamentos de Deus. Cada um de nós tem seu próprio conceito sobre o pecado. Alguns consideram-no como a própria falha e outros como atitudes horrendas. Na Coréia, por exemplo, as pessoas cobrem os túmulos de seus pais com grama e consideram como obrigação mantê-la cortada e tomar conta desses túmulos, até que elas mesmas morram. No caso de uma tribo primitiva de Papua Nova Guiné, as pessoas honram seus parentes falecidos, compartilhando e comendo o corpo destes (não tenho certeza se as pessoas cozinham o corpo antes de comer); parece que isso é para prevenir o corpo da decomposição pelos insetos. Esses costumes ilustram que os conceitos humanos sobre o pecado e sobre o que é certo podem variar muito.
A Bíblia, no entanto, nos diz que pecado é desobedecer as ordens de Deus: "E continuou: —Vocês abandonam o mandamento de Deus e obedecem a ensinamentos humanos. E Jesus terminou, dizendo: —Vocês arranjam sempre um jeito de pôr de lado o mandamento de Deus, para seguir os seus próprios ensinamentos." (Marcos 7: 8-9)

Deus não se importa de como parecemos por fora. Ele olha para o centro do nosso coração.

Postado por : Thainá Nunes :)
Créditos : http://www.bjnewlife.org/portuguese/bstudy/sermons_01.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário